Assinatura de Memorando de Entendimento entre o Centro de Formação Jurídica e Judiciaria (CFJJ) e a Centro de Estudos Judiciários (CEJ)

Uma delegação do CFJJ liderada pela Directora-Geral, deslocou-se à Lisboa, Portugal, de 12 a 15 de Dezembro para uma “Visita Protocolar entre a Direcção-Geral do CFJJ e aDirecção do CEJ, com a finalidade é de consolidar as linhas de cooperação estratégica entre as partes, bem como discutir e identificar oportunidades de intervenção conjunta. 

O principal produto desta visita foi a celebração de um Memorando de Entendimento entre as duas escolas com a missão de formar magistrados em Portugal e Moçambique, o qual foi rubricado pelo Director do CEJ, Dr. Fernando Vaz Ventura e pela Directora-Geral do CFJJ, Dra. Elisa Samuel Boerekamp. 

Com o referido memorando, por um lado, serão fortalecidas as capacidades técnicas do judiciário de Portugal e de Moçambique, por outro, o CEJ e o CFJJ formalizam o interesse e desejo mútuo de cooperação, quer na formação iniciale continua dos magistrados portugueses e moçambicanos, quer nas respectivas actividades associadas – estudos, pesquisa e documentação. Portanto, através deste acordo, as partes poderão realizar acções de intercâmbio de magistrados, docentes e formadores, assim como compartilharão objectivos, métodos e conteúdos de programas de formação inicial, contínua e estágios. 

Todo o processo teve apoio e coordenação do Escritório das Nações Unidas Contra as Drogas e o Crime (ONUDC), ao qual o CFJJ endereçaos merecidos agradecimentos.